SAÚDE

6 dicas para ter uma vida saudável e com mais bem-estar

Com pequenos passos, você pode conquistar uma vida saudável e muito melhor!

Muito se fala em ter uma vida saudável, mas afinal, o que isso quer dizer? Como equilibrar uma rotina agitada de trabalho, estudo e família com o seu bem-estar?

Para responder todas essas perguntas, listamos 6 dicas que podem ser aplicadas à sua rotina e que transformarão a sua vida!

6 dicas para ter uma vida saudável

Ter uma vida saudável não se trata apenas de seguir tendências e fazer dietas, mas de adotar práticas e transformá-las em hábitos, trazendo resultados a longo prazo.

Assim, atitudes básicas como se alimentar da forma água, consumir a quantidade correta de água e dormir bem são os primeiros passos para essa mudança.

Faça a ingestão correta de água

Pode parecer óbvio, mas a ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do seu organismo e para uma vida saudável, já que ela é responsável pelo transporte dos nutrientes, além de promover a hidratação e a limpeza do organismo.

Outro ponto importante quando falamos da relação hidratação versus vida saudável é que a água auxilia nos processos fisiológicos de digestão e de proteção do sistema imunológico.

Assim, existe uma quantidade de água recomendada por peso, onde o ideal é o consumo de 35ml por quilo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kgs, deve consumir, em média, 2.450L por dia.

Reduza o consumo de açúcar e alimentos ultraprocessados

Estudos indicam que adultos consomem, em média, cerca de 135 quilos de açúcar por ano, e claro, a maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome, já que ele é transformado em gordura.

Além disso, o consumo de açúcar pode se tornar um ciclo repetitivo no organismo, onde o açúcar eleva os níveis de dopamina, e o cérebro passa a buscar esse bem-estar como recompensa, criando um desejo por doce ainda maior.

Quanto aos ultraprocessados, o consumo não é recomendado devido ao aumento sistêmico do risco de diabete, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças gastrointestinais, renais e outras doenças crônicas.

Isso poque este tipo de alimento é rico ingredientes como sal, açúcar, gorduras, corantes e aromatizantes, que não possuem nenhum valor nutricional e são normalmente utilizados para substituir alimentos naturais, desbalanceando toda a dieta.

Opte por um prato variado e colorido

Sabemos que em meio a uma rotina corrida, cozinhar pode parecer um desafio, porém, é essencial cuidar da alimentação, já que ela é a base para uma vida saudável.

Sendo assim, o ideal é que você tenha uma alimentação balanceada e que contenha proteínas magras, gorduras boas, verduras, legumes e frutas variados, que são alimentos saudáveis e ricos em nutrientes para uma boa saúde.

Tenha uma vida mais ativa

O sedentarismo é o causador de vários problemas de saúde, como a obesidade, pressão alta e outros problemas cardíacos e de circulação.

Assim, a prática de exercícios físicos contribui para uma melhor disposição e uma vida saudável, um sono mais regular e para a redução dos níveis de estresse e ansiedade, mesmo com uma caminhada de 30 minutos durante o dia.

Ao longo do dia e da rotina de trabalho, faça pequenas pausas, levante e se alongue um pouco, pois isso reduz a fadiga e a estafa mental.

Durma bem

Ter uma rotina de sono regular é essencial para repor as energias gastas ao longo do dia, por ser através dele que a nossa memória se regenera e as informações são processadas e armazenadas em nosso cérebro.

Além disso, diversos hormônios são regulados e produzidos enquanto dormimos, como o GH, insulina, cortisol e melatonina, que regulam várias funções do organismo.

Nesse sentido, o recomendado é fazer a higiene do sono, evitando refeições pesadas antes de dormir, tal como o excesso de cafeína e algumas práticas como o uso de aparelhos eletrônicos, que podem interferir na qualidade do sono.

Esteja presente

De acordo com a pesquisa realizada pela Proteste, somente 4% da população cultivava comportamentos alimentares saudáveis.

Dentre os 2.400 entrevistados, cerca de 49% das pessoas faziam as refeições na frente da TV, enquanto 22% utilizam o celular, o que afeta a percepção e o prazer de comer.

Nesse sentido, procure estar mais presente no agora, estando atento às suas ações e praticando uma espécie de meditação ativa, prestando atenção nos sons, sabores e texturas da alimentação.

Tudo isso pode te auxiliar a reduzir os pensamentos intrusivos e os níveis de estresse e ansiedade.

Se você gostou deste artigo sobre os benefícios da musculação para a saúde e deseja mais dicas de vida saudável e bem-estar, acompanhe os nossos artigos e notícias diárias!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo