Estilo de vida

Diferenças entre atividade física e exercício físico

Saiba mais sobre as diferenças entre atividade física e exercício físico e como escolher a prática ideal para você!

Muito se fala em atividade física e exercício físico, mas você sabe, de fato, o que cada um deles significa? Quais são as suas principais diferenças? Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais!

O que é o sedentarismo?

No ritmo acelerado da vida moderna, é fácil se deixar levar por hábitos sedentários sem sequer perceber.

O sedentarismo, caracterizado pela falta de atividades físicas regulares, é um dos principais desafios que enfrentamos em nossa busca por uma vida saudável e equilibrada.

Porém, quando falamos dessa falta de exercícios, não estamos falando apenas sobre o fato de não ir à academia, mas também, a ausência de atividades como uma caminhada, subir escadas ou até mesmo realizar atividades domésticas.

Efeitos nocivos do sedentarismo

Com o advento da tecnologia e a facilidade de realizar muitas tarefas de forma virtual, tornou-se cada vez mais comum passar longos períodos de tempo sentado, seja em frente ao computador ou em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Quando não nos movemos o suficiente, nosso corpo sofre uma série de consequências negativas, tendo um impacto significativo para a nossa saúde física e mental, como o aumento do risco de obesidade e outras complicações, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Além disso, a falta de movimento e de práticas saudáveis está diretamente ligada com problemas musculares, perda de massa óssea, distúrbios do sono e até mesmo transtornos de ansiedade e depressão.

Diferenças entre atividade física e exercício físico

Atividade e exercício físico são termos frequentemente usados para se referir a movimentos e esforços físicos, mas eles tem significados bem diferentes.

Atividade física

Atividade física refere-se a qualquer movimento do corpo que resulte em gasto de energia, e isso inclui várias atividades, como caminhar até o trabalho, subir escadas, fazer trabalhos domésticos, jardinagem, brincadeiras com crianças, dentre outros.

Assim, este tipo de atividade pode ser iniciada de forma natural, sem a necessidade de uma estrutura formal ou de um objetivo específico, já que ela não tem um foco específico na melhoria no condicionamento físico ou a saúde, embora possa contribuir para isso.

Além disso, este tipo de atividade é bem mais abrangente e inclui todos os tipos de movimentos que fazemos ao longo do dia, desde alongamentos, caminhadas e outros.

Exercício físico

O exercício físico é uma forma específica de atividade física que é interpretada, estruturada e repetitiva, com o objetivo principal de melhorar ou manter a condição física e a saúde.

Normalmente, esse tipo de exercício envolve a realização várias ações e atividades com intensidade, durança e frequências determinadas, e podemos citar como exemplo aqui a corrida, natação, musculação, ioga, pilates, dentre outras.

Por ser algo mais direcionado, proporciona o aumento de força muscular, melhora na resistência cardiovascular, perda de peso e aumento da flexibilidade.

Como escolher o exercício físico adequado?

Agora que você já sabe a diferença entre os dois conceitos principais, você pode estar se perguntando: como escolher a opção perfeita para a mim?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as atividades devem ser adaptadas de acordo com alguns requisitos, como a idade, rotina e condição física do indivíduo.

Já o Ministério da Saúde indica que as atividades devem considerar detalhes como a sua capacidade respiratória, força, flexibilidade e equilíbrio.

A partir disso, você deve seguir as seguintes etapas:

  • Defina objetivos, pensando se o que você deseja é perder peso, ganhar massa muscular, aumentar a sua flexibilidade ou aliviar o estresse;
  • Considere as suas preferências, escolhendo uma atividade que você goste ou tenha interessa, seja uma caminhada, ciclismo, natação, pilates, crossfit, dentre outras;
  • Varie a sua rotina para evitar o tédio e promover um desenvolvimento físico equilibrado, alterando os exercícios entre cardiovasculares, treinamento de força, flexibilidade e equilíbrio;
  • Crie um cronograma realista, que você consiga cumprir e esteja de acordo com a rotina semanal, evitando o esgotamento.

Lembre-se de começar devagar e procurar uma atividade que seja prazerosa e sustentável a longo prazo, encontrando algo que você goste de fato.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe os nossos artigos e notícias diárias!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo