SAÚDE

Trend no TikTok: quais os riscos de usar acessórios para criar sorriso com covinhas?

Pessoas ensinam a ter um sorriso com covinhas, mas os resultados podem trazer riscos

Que o TikTok é uma rede viral que tem o poder de influenciar as pessoas, isso nós já sabemos. Mais recentemente, viralizou uma trend no TikTok que ensinava a ter covinhas – os “furinhos” na bochecha –  de forma fácil.

Na trend, as pessoas demonstram que há uma maneira de conseguir essa aparência a partir de dispositivos que criem este aspecto.

A seguir, vamos te contar tudo sobre a trend e explicar o porquê ela pode colocar a sua saúde em risco.

Conheça a trend no TikTok

Se você buscar pelo termo dimplemakers na rede social, encontrará a trend no TikTok com uma série de vídeos de jovens utilizando um acessório que promete criar as covinhas de forma artificial.

A trend no TikTok, que já possui 60 milhões de views, consiste na utilização de um dispositivo de pressão que lembra um pregador de roupas e que força a criação das covinhas.

Esse dispositivo possui duas bolinhas nas extremidades da gaste, fazendo uma pressão na pele e simulando o visual.

De acordo com uma das criadoras de conteúdo que fala sobre o assunto na trend no TikTok, o dispositivo funciona, mas exige paciência para dar os resultados. Contudo, vários especialistas alertam para os riscos que esse dispositivo de pressão pode causar à pele.

Covinhas artificiais

A promessa desse tipo de dispositivo é que, ao longo do tempo de uso, as covinhas sejam criadas no momento da retirada. Porém, alguns dermatologistas afirmam que o efeito é temporário.

Segundo a médica dermatologista Rosa Mato, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há um benefício duradouro no uso do dispositivo, e inclusive, não se sabe quais os reais benefícios e efeitos na pele.

A médica ainda explica que as covinhas são, na verdade, um ponto de aderência da pele ao músculo, que toda vez que sorrimos, ele se retrai e forma o furinho.

Não é a primeira vez que surgem formas de tentar reproduzir as covinhas. Anteriormente, haviam os piercings na bochecha (também conhecidos como cheek piercing ou dimple piercing).

Com a mesma proposta da trend no TikTok, os piercings criavam um efeito visual que lembrava as covinhas. Contudo, vários body piercings passaram a alertar que essa aplicação não é recomendável.

Isso porque as bochechas são um local bastante vascularizado, e uma aplicação incorreta pode causar problemas sérios, como a falta de vascularização no cérebro e até mesmo paralisias faciais.

Para além disso, uma aplicação incorreta também pode causar problemas na pele, como necroses e hemorragias.

Mas não pára por aí. Outra forma de conseguir as covinhas é por meio de intervenções cirúrgicas, que trazem o efeito permanente.

Conhecida como dimpleplastia, é uma intervenção cirúrgica que, quando feita por um profissional competente, é segura, visa grudar a pele na musculatura interna da bochecha, reproduzindo o efeito natural na pele e criando os furinhos.

No caso da cirurgia, os médicos alertam que elas ficam visíveis a todo momento, mesmo em repouso, o que não acontece com as covinhas naturais.

Normalmente, elas aparecem quando a pessoa sorri, fala ou movimenta os músculos da face. Com a cirurgia, os furinhos ficam permanentemente nas bochechas, mesmo sem sorrir, o que pode gerar uma insatisfação ou distorção de imagem no paciente.

Riscos que esta trend no TikTok pode trazer para a sua saúde

Especialistas afirmam que há vários riscos na utilização de dispositivos de pressão na pele, e que a trend no TikTok pode prejudicar a sua saúde.

Segundo o cirurgião plástico Victor Hugo Cordeiro, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, todo tipo de dispositivo que altera ou aperta o tecido pode levar à necroses, alterações cutâneas, machucados e infecções, podendo levar à perda do tecido.

Já o cirurgião plástico Mario Farinazzo alerta para os riscos estéticos do procedimento. Segundo ele, o uso do dispositivo pode causar fibroses, isquemia da pele e cicatrizes definitivas, além da possibilidade de paralisia parcial na região da boca.

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe os nossos artigos e notícias diárias!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo